#BLOG

Sinusite: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento

01 DE JULHO DE 2024
Compartilhar


Sinusite é a inflamação dos seios nasais que leva ao acúmulo de secreções nas cavidades do nariz, olhos e maçãs do rosto, resultando em sintomas como dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de pressão no rosto.


Essa inflamação pode ser causada por infecções virais, como o vírus Influenza, e por isso é muito comum durante crises de gripe, mas também pode ocorrer devido a infecções por bactérias ou fungos, ou até alergias.


A sinusite tem cura e o seu tratamento deve ser orientado por um clínico geral ou otorrinolaringologista, que pode indicar a lavagem nasal, uso de sprays nasais, analgésicos, corticoides orais ou antibióticos, o que varia com o tipo de sinusite e gravidade dos sintomas.


Sintomas de sinusite

Os principais sintomas de sinusite são:

 

  • Secreção nasal espessa e amarelada;
  • Nariz entupido;
  • Sensação de peso ou pressão no rosto;
  • Dor de cabeça;
  • Tosse que piora a noite;
  • Perda de olfato.


A sinusite pode afetar apenas os seios nasais de um do lado do rosto, sendo chamada de sinusite unilateral. Já quando afeta os seios nasais de ambos os lados, é chamada de sinusite bilateral.

Na presença de sinais e sintomas de sinusite, é importante consultar o otorrinolaringologista para que seja feito o diagnóstico, identificado o tipo de sinusite e indicado o tratamento mais adequado.


Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da sinusite é feito pelo otorrinolaringologista através da avaliação dos sintomas, assim como quando se iniciaram e sua duração, histórico de saúde e exame físico, palpando os seios nasais para avaliar se existe sensibilidade nessa região.


Exames para sinusite

Porém, o médico também pode pedir outros exames mais específicos como:

  • Endoscopia nasal: é introduzido um pequeno tubo pelo nariz para observar o interior dos seios nasais, podendo identificar se existem outras causas, como pólipos nasais, que possam estar provocando sinusite;
  • Tomografia computadorizada: avalia a presença de uma inflamação profunda que pode não ser identificada com a endoscopia nasal e também permitem observar a anatomia dos seios nasais;
  • Colheita de secreções nasais: o médico recolhe uma pequena amostra das secreções nasais para enviar para o laboratório e avaliar a presença de micro-organismos como bactérias ou vírus;
  • Teste de alergia: os testes de alergia servem para identificar uma causa alérgica, quando o médico não consegue encontrar vírus ou bactérias no exame de colheita de secreções, por exemplo.


Embora fosse muito utilizado, o exame de raio X já não é pedido pelos médicos, pois a tomografia computadorizada apresenta maior precisão para confirmar o diagnóstico, além de o diagnóstico ser principalmente clínico.


Tipos de sinusite

A sinusite pode ser classificada em diferentes tipos, de acordo com o tempo de duração dos sintomas ou a causa da inflamação nos seios nasais, sendo os principais:

  • Sinusite aguda

A sinusite aguda é um tipo de sinusite que dura menos de 4 semanas, sendo normalmente resultado de uma infecção por vírus ou reação alérgica.

  •  Sinusite crônica

A sinusite crônica é um tipo de sinusite em que os sintomas duram mais de 3 meses, sendo geralmente causada por bactérias.

Esse tipo de sinusite também pode acontecer como consequência da sinusite aguda não tratada ou tratada de forma incorreta.

  • Sinusite subaguda

A sinusite subaguda é um tipo de sinusite em que os sintomas duram entre 4 semanas até 3 meses.

  • Sinusite bacteriana

A sinusite bacteriana é causada por bactérias como Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae e Moraxella catarrhalis, que entram nos seios nasais e se multiplicam, geralmente em decorrência de gripes, resfriados ou crises alérgicas.

Além dos sintomas típicos da sinusite, também pode surgir mau hálito, sensação de mau cheiro no nariz e febre, podendo durar mais de 10 dias, ou permanecer por até 4 semanas.

  •  Sinusite viral

A sinusite viral é o tipo mais comum de sinusite causada por vírus como Influenza ou rinovírus, provocando um acúmulo de secreções no nariz e seios nasais, resultando nos sintomas.

  • Sinusite alérgica

A sinusite alérgica é causada por alergias a ácaro, poeira, produtos químicos ou alimentos, sendo mais comum em pessoas que têm rinite alérgica, pois favorece a congestão nasal, acúmulo de catarro e obstrução dos seios da face. Veja outras causas da sinusite alérgica.

  •  Sinusite fúngica

A sinusite fúngica é um tipo raro de sinusite causada principalmente pelo fungo Aspergillus, além de outros fungos como Mucor, Rhizopus ou Rhizomucor que também causam a mucormicose.

Esse tipo de sinusite pode acontecer com mais frequência em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como nos casos de diabetes, quimioterapia, uso de corticoides ou imunossupressores, ou infecção pelo HIV.

  •  Sinusite odontogênica

A sinusite odontogênica é um tipo de sinusite causada por infecções nos dentes da arcada dentária superior, que chegam até os seios nasais, devido sua proximidade à arcada dentária superior.

Esse tipo de sinusite pode ser aguda ou crônica e geralmente é causada por cirurgias dentárias, extração de dentes, implantes ou doenças periodontais, por exemplo.

  • Rinossinusite

A rinossinusite é a inflamação dos seios nasais e mucosa do nariz ao mesmo tempo, podendo ser aguda, crônica ou recorrente.

Geralmente, a rinossinusite ocorre devido a infecções por vírus ou bactérias, mas também pode acontecer devido a alergias ou pólipos nasais, por exemplo.

  •  Sinusite recorrente

A sinusite recorrente é um tipo de sinusite aguda que surge 4 ou mais vezes por ano, e geralmente é causada por rinite alérgica, desvio de septo ou estreitamento dos seios nasais.

  • Barossinusite

A barossinusite é um tipo de sinusite rara causada por mudanças rápidas na pressão atmosférica, sendo mais comum de acontecer em pilotos de aviação ou mergulhadores.

A alteração na pressão atmosférica podem resultar em uma diferença de pressão entre os seios nasais o e o ambiente externo, resultando em lesões nos seios nasais.

Além dos sintomas comuns da sinusite, a barossinusite também pode causar lacrimejamento ou sangramento nasal.

 

 

Fonte: tuasaude.com