Muitas pessoas não sabem, mas existem diversas doenças que afetam a saúde nasal, dessa forma é importante que você preste bastante atenção no texto. Nesse texto iremos tirar todas as suas dúvidas em relação às doenças nasais e quais são as mais comuns na vida das pessoas, fique atento.
Prevenção: como manter o nariz hidratado?
Manter o nariz sempre hidratado é fundamental para prevenir qualquer problema como ressecamento, coceira, sangramento e infecção.
Algumas maneiras de manter o nariz hidratado incluem:
Principais doenças nasais
Nosso corpo possui uma das principais entradas para qualquer tipo de bactéria e vírus, o nariz. Como ele é um órgão de passagem de oxigênio e gás carbônico, facilmente propício a entrada desses invasores. E algumas das principais doenças são:
Sinusite
É uma inflamação dos seios paranasais, que são cavidades encontradas ao redor do nosso nariz e olhos, ela pode ser considerada aguda ou crônica, causada por infecções bacterianas, virais ou fúngicas, alergias ou irritação nasal.
Sintomas
Os sintomas podem variar de acordo com a gravidade e a duração da inflamação dos seios paranasais, que incluem: dor de cabeça (especialmente na testa, bochechas e região dos olhos), dor ou pressão nos seios nasais, congestão nasal ou secreção nasal espessa e amarelada ou esverdeada, tosse, febre, dor de ouvido, halitose (mau hálito) e redução do olfato e paladar.
Rinite alérgica
A rinite alérgica é uma condição em que a mucosa nasal fica inflamada em resposta a uma reação alérgica a certas substâncias, conhecidas como alérgenos, como por exemplo: alergias a poeira, pólen, pelos de animais, etc.
Sintomas
Os sintomas da rinite alérgica incluem:
Desvio de septo
É uma condição em que a parede que separa as duas passagens nasais é desviada, causando dificuldade na respiração nasal. Essa condição pode ser congênita ou adquirida, geralmente devido a lesões no nariz. Algumas pessoas com desvio não apresentam sintomas, enquanto outras podem ser sintomas leves ou graves.
O tratamento depende da gravidade dos sintomas e pode incluir medicamentos, como descongestionantes ou corticosteróides, ou até mesmo chegar a casos cirúrgicos para correção.
Sintomas
Os sintomas são:
Pólipos Nasais
São crescimentos benignos em forma de bolsa que se desenvolvem nas mucosas do nariz e dos seios paranasais, geralmente se desenvolvem em pessoas com inflamação crônica das vias aéreas, como em casos de sinusite crônica ou rinite alérgica.
Sintomas
Os sintomas podem incluir:
Rinossinusite
A Rinossinusite é uma inflamação da mucosa nasal e dos seios da face. Ela começa de uma hora para outra e pode ser classificada como aguda e crônica.
Sintomas
Os sintomas podem durar por semanas, especialmente se forem casos crônicos, por isso, é importante procurar um médico caso apareçam os sintomas.
No texto, apresentamos a você tudo sobre a saúde nasal, e como é importante fazer sempre hidratação nasal para que o nariz possa se manter sempre saudável.
Fonte: Otorrinopaulista