O câncer de cabeça e pescoço é uma forma de descrever qualquer câncer encontrado na região da cabeça ou pescoço, exceto nos olhos, no cérebro, nas orelhas ou no esôfago. Os tumores nesta localização geralmente começam nas células escamosas que revestem as superfícies mucosas e úmidas dentro da cabeça e do pescoço (por exemplo: dentro da boca, nariz e garganta). Existem mais de 30 áreas dentro da cabeça e pescoço, onde o câncer pode se desenvolver.
O câncer de cabeça e pescoço é o sétimo tipo mais comum de câncer na Europa. Sua incidência é de quase metade da incidência do câncer de pulmão, embora ele seja duas vezes mais comum que o câncer do colo do útero. Mais de 150.000 novos pacientes foram diagnosticados na Europa em 2012, o que seria equivalente ao estádio olímpico em Londres estar com duas vezes a sua capacidade.
Apesar de sua gravidade e do aumento da prevalência dentro da sociedade, há pouca consciência sobre o câncer de cabeça e pescoço e o prognóstico dos pacientes permanece muito ruim; 60% das pessoas com câncer de cabeça e pescoço se apresentam com doença localmente avançada no momento do diagnóstico e 60% das pessoas diagnosticadas em estádio avançado morrem como consequência da doença dentro de cinco anos. No entanto, para os pacientes diagnosticados nos estágios iniciais da doença, a taxa de sobrevida é de 80 a 90%.
Fatores de risco
Prevalência
Os homens são duas a três vezes mais propensos a desenvolver câncer de cabeça e pescoço do que as mulheres; no entanto, a incidência de câncer de cabeça e pescoço em mulheres está aumentando. Ele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos. A ligação entre o HPV e os tumores de cabeça e pescoço está aumentando nos pacientes mais jovens.
Fonte: MAKESENSECAMPAIGN