#BLOG

Câncer de boca

20 DE NOVEMBRO DE 2023
Compartilhar


 

Sobre o câncer de boca

O câncer de boca é uma doença cada vez mais frequente e pouco compreendida pelo público em geral. Em 2012, houve 61.400 novos casos de câncer de boca na Europa, provando que esta doença é motivo de séria preocupação. Além disso, a incidência de câncer de boca aumentou 25% nos últimos 10 anos. Os tumores de boca correspondem a 2% dos cânceres no mundo, totalizando 300.000 novos casos por ano.

Câncer de boca refere-se a tumores que começam na boca. Isso inclui o revestimento interno das bochechas e dos lábios, os dois terços anteriores da língua, o ventre da língua, as gengivas, o assoalho da boca, o céu da boca e a área posterior aos “dentes do siso”. 

Outra grande preocupação é que mais da metade dos casos de cânceres de boca se apresentam em estádios avançados; como resultado, o tratamento é muito complexo e menos eficaz. Apenas 30 a 40% dos pacientes com câncer de boca em estádio avançado são curados e, mesmo nos sobreviventes, há efeitos permanentes e inevitáveis na boca, causando problemas de mastigação, deglutição e fala. A boa notícia para os pacientes que recebem ajuda mais precoce é que o tratamento é mais simples, as taxas de cura são muito boas (cerca de 80%) e os problemas funcionais são muito menos intensos.

Um dos motivos pelos quais os pacientes são diagnosticados tardiamente é o estigma ruim associado ao câncer de boca bem como o fato de que a gravidade potencial de seus sintomas não é valorizada.

Sintomas 

Os dois sintomas mais comuns do câncer de boca são:

  • Úlcera ou nódulo na boca que não cicatriza (80% das pessoas com câncer de boca têm esse sintoma);
  • Desconforto ou dor na boca que não desaparece.

Outros sintomas podem incluir:

  • Nódulo indolor no pescoço: cada vez mais importante com aumento dos casos relacionados ao HPV;
  • Mancha branca ou vermelha na boca ou garganta que não desaparece;
  • Dificuldade ou dor ao mastigar ou engolir;
  • Sensação de que algo está preso na garganta;
  • Sangramento incomum ou dormência na boca;
  • Perda de dentes sem motivo aparente;
  • Dificuldade em mover a mandíbula;
  • Problemas de fala;
  • Perda de peso;
  • Mau hálito (halitose).

Diagnóstico 

Condições menos graves do que o câncer podem causar muitos desses sintomas, mas é importante e fundamental relatar quaisquer sintomas ao seu médico ou dentista. Dentistas, em particular, têm um papel importante na detecção precoce do câncer de boca bem como em encorajar os pacientes a cuidar de suas bocas.

Se um médico ou dentista vir um paciente com tais sintomas, tal paciente deve ter acesso rápido a uma rede de centros especializados com habilidades e treinamento específicos no tratamento do câncer de boca. Muitos desses centros são equipados com equipes multidisciplinares, que possuem especialistas em cirurgia, radioterapia, quimioterapia, exames diagnósticos, atendimento odontológico, fonoaudiologia e reabilitação aspectos específicos ao cuidado do câncer de boca.

Tratamento

A maioria dos pacientes com câncer de boca em estádio inicial pode ser tratada com pequenas cirurgias, cuja recuperação é frequentemente rápida. Para estádios mais avançados, o tratamento envolve combinações de grandes cirurgias, radioterapia e quimioterapia. A pesquisa levou a grandes avanços na reconstrução cirúrgica e reabilitação bucal além de ter permitido um melhor direcionamento para a radioterapia e a quimioterapia a fim de otimizar o tratamento e minimizar o desconforto do paciente.

 

Fonte: MAKESENSECAMPAIGN